segunda-feira, 23 de março de 2020

Proclamação catastrófica

Em um palanque, certa feita, um filósofo discursava para um público ávido por "conhecimento" rápido. Em suas palavras de reflexão, haviam verbos altruístas e humanistas mas, em meio a perguntas e aplausos, surgiu uma criança, com cerca de nove anos, pedindo a palavra. Um menino com óculos de grau, aparelho nos dentes, tímido, e que parecia sentir-se à vontade, naquele meio intelectualizado. 
Assim, apresentou-se: estudante do terceiro ano primário. Profundamente curioso sobre tudo no mundo: de medicina a astrologia, de história a culinária. 
Após breve apresentação, com alguns risos na platéia, formulou sua pergunta:
- Senhor filósofo,  a tempos o ser humano busca suas respostas nas estrelas. Agora há uma possibilidade de se chegar a Marte. Quem o senhor considera que deveria ser mandado pra aquele planeta?
O filósofo riu, enxugou a testa, as mãos. Observou o menino e, após breve silêncio, sem exitar nem demostrar preocupação, respondeu:
- "Ora menino, os comunistas, é claro!  O planeta é vermelho e o partido deles também." Riu alto.
Foi acompanhado por seus simpatizantes mais próximos.  
Alguns sorriram de lado observando seu redor. Outros refletiram em silêncio. E teve os  que se levantaram indignados. Mas, antes das reações mais fervorosos, o menino continuou.
-  Acredito que o senhor esteja equivocado! - afirmou aquele menino encarando o filósofo renomado por cima de seus óculos fundo de garrafa.
-Por que pela sua lógica, aqueles que pensam o contrário e usam o azul como símbolo, deveriam ir pra Urânio. Os nazistas deveriam ir pra Plutão. Os naturalistas iriam pra qualquer lugar, fora da Via Láctea, onde poderiam expressar suas ideias de natureza sem capitalismo e consumismo. As mulheres, por sua vez, seriam mandadas para Vênus, e assim por diante. 
O menino deu uma pausa, olhou firme para o filósofo e disse
- O senhor deveria pensar mais antes de falar, pois é um formador  de opinião!
Dito isso, o menino saiu da plenária, que neste momento silenciou-se.  
Pegou sua bola e foi pro "campinho". Foi ser criança novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário