quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Somos o que pensamos

Somos o que pensamos. Uma vez ouvi essa frase na fúria da adolescência. Ela passou como um vento aos meus ouvidos. Mas como o vento essa frase voltou a me encarar. Somos sempre algo que queremos mostrar a uma sociedade elitista e modista. Se “Somos” é por que existimos em registro, temos um numero na organização social em que estamos inseridos. Pensar faz parte do Ser humano desde os primórdios. Segundo alguns teóricos, o ser humano passou a pensar quando a necessidade o fez produzir ferramentas para se alimentar. Para outros estudiosos, o homem passou a pensar quando passou a comer CARNE ANIMAL. Sócrates defendia a idéia que Se pensamos existimos. E volta-se a frase: pensamos… existimos… somos… Somos o que pensamos? Somos porque comemos carne animal para pensarmos. Para comer essa carne animal, foi preciso criar e produzir instrumentos para a caça. Após pensar, fabricar, caçar, comer, voltou-se a pensar e criou-se a sociedade… a principio tribal, depois cresceu e ficou complexa… que é modista. Então se usa o pensamento para mostrar que “Somos”, que “Pensamos” e a partir de um numero somos identificados como SER. Não qualquer ser, mas um Ser Pensante.
Ou seja, provavelmente “Somos o que pensamos”… Nossa... Preciso saber o que penso para ser alguém. Ou algo. Acho que não quero ser o penso! Acho que ser o pensamos é livre demais para meu corpo mortal. Talvez eu precise aprender a caçar, para comer carne animal, para pensar, para existir… ah! Não quero mais filosofar... Deixo para que quer se encontrar muito. Eu só quero me encontrar um pouco.

Um comentário: